Cartão SUS digital Aplicativo

Os cartões do SUS fazem parte da realidade de muitos brasileiros que necessitam e buscam ajuda do Sistema Único de Saúde (SUS). Confira todas as informações sobre o cartão digital do SUS e como instalar o aplicativo!

O dispositivo digital do cartão do sus é conveniente para servir ao público, otimizar a organização e o processo de lista de nomes e exame.

Além disso, o aplicativo também faz parte de um sistema online que verifica as informações básicas do paciente que utiliza o Sistema Nacional de Saúde. Estas informações são geralmente fornecidas por um médico ou outro profissional de saúde.

Cartão digital SUS

Com a introdução do cartão digital do SUS desde 2015, os usuários podem acessar informações importantes sobre sua condição física e estado atual de saúde.

Os níveis de glicose no sangue e o histórico de pressão baixa e alta são alguns exemplos que podem ser verificados no aplicativo do cartão digital do SUS.

Para acessá-lo, basta baixá-lo aqui.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.cnsdigital.

Para melhores informações acesse a página do Ministério da Saúde.

O endereço é https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/index.htm

O que mudou com o cartão digital SUS?

Com a praticidade e funcionalidade proporcionadas pelo aplicativo, é mais fácil identificar e consultar a saúde humana. Em um mundo onde a informação está se tornando cada vez mais importante, entender o que está acontecendo em seu corpo é a base para uma vida saudável e equilibrada.

O aplicativo também permite que você compartilhe informações importantes com um médico a quem você está consultando, por exemplo, as alergias a remédios ou a outras coisas. Também permite incluir contatos de emergência em caso de acidente grave no corpo de um cidadão.

São disponibilizadas as seguintes informações ao médico sobre o paciente, entre outras:

  • Controle da aferição da pressão do paciente;
  • Dados sobre a medição de glicemia;
  • Informações sobre alergias a medicamentos entre outros cuidados necessários;
  • Disponibilização de dados do contato de emergência do paciente.
cartao sus digital aplicativo
cartão sus digital aplicativo

Cartão digital SUS: Número de identificação no cartão

O número de identificação anexado ao cartão continua a ser a chave primária do sistema porque contém informações do paciente.

Mesmo que você perca seu cartão físico ou não consiga acessar o aplicativo, você pode marcar uma consulta com segurança e fazer exames.

Quem pode receber um cartão digital do SUS?

Qualquer brasileiro nascido ou naturalizado pode obter seu cartão digital do SUS. Após a integração do IRS com o CadSUS Web cada CPF recebeu um número do Sistema Único de Saúde.

E se eu quiser ter um cartão físico do SUS?

Para quem deseja adquirir um cartão físico, basta ir a um dos centros médicos do SUS que fazem o cartão do SUS, apresentando os documentos necessários que são:

  • número de identificação,
  • local de residência,
  • certidão de nascimento ou certidão de casamento)

Depois é só aguardar o prazo de entrega. Mas na mesma hora em que fizer o cartão físico, o usuário receberá o Cartão temporário até que o cartão permanente chegue no endereço indicado no registro.

Você também pode fazer o cartão do SUS online. O processo pode ser realizado pela Internet, no seguinte link: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm.

Após essa etapa, você precisará imprimir o contrato gerado no prazo de 90 dias e enviá-lo para um dos centros médicos que atendem pelo SUS, juntamente com os documentos citados acima, para concluir o registro.

Você pode verificar onde você pode solicitar um cartão no Departamento de Saúde da Cidade em sua cidade.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.