Fazer Cartão do SUS 2019

Cartão do SUS 2019 – O cartão do SUS é um dos cartões mais importante para os cidadãos brasileiros que recorrem aos serviços públicos de saúde.

Sabendo que os planos de saúde particular pode chegar a valores quase impossíveis de um trabalhador assalariado pagar, principalmente pelo fato de idade (quanto mais velho mais caro).

Pensando nisso o Governo Federal junto à Secretária de Saúde criaram o Cartão do SUS, cartão que reúne todas as informações e histórico dos pacientes, tornando os atendimentos mais ágil.

Quem tem direito ao Cartão do SUS 2019

O cartão do SUS 2019 está disponível para todos fazerem. É importante frisar que os recém nascidos também devem possuir o cartão do SUS.

Os cidadãos que possuírem planos privados também poderão fazer o cartão do SUS, independente de tudo. Vale lembrar que não há atendimento diferenciado nesse caso, apenas em caso de pessoas portadoras de deficiência física, mental, gestante ou idosos (atendimento prioritário previsto em lei).

Como fazer o cartão do SUS 2019

O cartão do SUS 2019 poderá ser feito gratuitamente por qualquer pessoa. O Cartão é feito em hospitais públicos que estão aptos para fazer o cartão do SUS.

Documentos necessários para fazer o cartão do SUS:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de nascimento ou casamento;

Após levar a documentação citada acima, o cartão será confeccionado e entregue minutos depois.

*Não há custo para solicitar o cartão do SUS.

Cadastro Cartão do SUS online

Se por acaso você não possuir o Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão do SUS, saiba que o pré-cadastro pode ser realizado online. Esse cadastro antecipado e online é utilizado para evitar possíveis filas e também para haver agilidade no processo da solicitação do cartão.

Cartão do SUS 2017

Depois de preencher todas as informações solicitadas para realizar o pré-cadastro, você receberá o número do protocolo on line que será gerado. Então, basta que a pessoa que fez o cadastro vá até uma das unidades qualificadas para a emissão do cartão para apresentar seus documentos apenas para confirmação dos dados. Ah! Não se esqueça de levar o protocolo que foi gerado.

A validade do protocolo online é de até 90 dias. Caso você perca o prazo, terá que realizar uma nova solicitação do cartão.

Para fazer o pré-cadastro, basta acessar esse link e preencher todos os campos que estão dispostos no lado direito do site.

Consultar dados cadastrado Cartão do SUS

A consulta dos dados do Cartão do SUS poderá ser feita online através do site do Portão Cidadão.

Para isso, basta que você acesse o link da página e preencha todas as informações solicitadas e, em seguida, preencha o último campo de letras e números que aparecerão de forma aleatória e clique em não sou um robô.

Após seguir todos os passos acima, será possível ter acesso aos dados cadastrados no Cartão do SUS 2019.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ter à mão tudo relacionado à saúde, como informações e utilidades, e o melhor de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.